Placa-mãe
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A placa-mãe, também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", é o circuito que interliga eletronicamente todas as partes de um computador. É o componente de hardware responsável pela interconexão das outras peças, fazendo a comunicação entre elas.
Placas-mãe onboard
"Onboard" é o termo empregado para distinguir placas-mãe que possuem um ou mais dispositivos de expansão integrados. Por exemplo, há modelos que possuem placa de vídeo, placa de som, modem ou placa de rede na própria placa-mãe.
A vantagem de se utilizar modelos onboard é a redução de custos na montagem do computador, uma vez que se deixa de comprar determinados dispositivos separados por considerar que eles já estão inclusos na placa-mãe. No entanto, é necessário ter certos cuidados, pois quanto mais itens onboard uma placa-mãe tiver, mais o desempenho do computador será comprometido. Isso porque o processador acaba tendo que executar as tarefas desses dispositivos integrados. Funções
Além de permitir o tráfego de informações, as placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, a memória RAM, o HD e ainda, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
Processador: A placa mãe transmite os “pedidos” de dados para a memória RAM e para o HD, e transfere estes dados para o processador.
Placa de vídeo: A placa mãe envia as informações e os dados do Processador e do HD para a placa de vídeo, e esta os envia para o monitor.
Memória RAM: A memória RAM necessita dos dados provenientes do HD, mas estes têm que passar pela placa mãe para chegarem á memória.
HD: A placa mãe recebe informações e dados do HD quando a memória RAM precisa.
Leitor de CD/DVD: quando o leitor recebe e interpreta os dados do CD ou do DVD, ele os envia para a memória RAM que, por sua vez, manda tudo para o processador. Estes dados são então,