Pitágoras
580 - 500 a.C Pitágoras nasceu na ilha de Samos na Grécia, local aonde hoje em dia encontra-se localizada a Ásia Menor, por volta de 580 a.C. Ele foi de grande influência para os pensadores Platão e Aristóteles e seus princípios teóricos foram de extrema relevância para a evolução da matemática e da filosofia ocidental.
Interessado em ciência e filosofia, viajou, ao que parece, pelo Egito, Fenícia, Babilônia, Índia e Pérsia, e visitou santuários gregos. Por volta do ano 530 a.C., foi para a cidade de Crotona, uma colônia grega que se situava ao sul da península Itálica (imagem), lá ele fundou uma comunidade ao mesmo tempo religiosa e filosófica com tendências aristocráticas a fim de causar uma reforma política e social na região.
Figura 1: Mapa da península Itálica por volta de 530 a.C.
Pitágoras deixou uma das maiores influências na história no âmbito do pensamento antigo, mesmo ele nunca tendo publicado nenhuma obra escrita sua doutrina foi bastante difundida através de seus discípulos. Isso ocasionou uma reforma do orfismo que era uma espécie de culto grego associado com a literatura atribuída ao poeta mítico Orfeu, que desceu ao Hades (o mundo inferior, que seria o inferno para nós cristãos) e voltou, e então surgiu o pitagorismo, que foi um movimento cheio de obscuridade, talvez isso se deva, provavelmente ao caráter religioso e secreto da irmandade, até mesmo porque seus integrantes consideravam uma espécie de dever atribuir todas as conquistas alcançadas ao mestre fundador. Como crença religiosa fundamental, Pitágoras ensinava abstenção de várias práticas, inclusive a de comer carne, talvez por acreditar na possibilidade da reencarnação da alma humana em animais.
A Matemática de Pitágoras. Figura 2: O famoso teorema de Pitágoras: em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa (lado maior) é igual a soma dos quadrados dos catetos (lados menores).
A matemática nesses tempos tinha uma ligação peculiar