Pitágoras
Eduarda
Isadora
Caçador/SC junho/2013 PITÁGORAS
TEORIA DO FILÓSOFO
A ideia principal da teoria de Pitágoras é que TODAS AS
COISAS SÃO NÚMEROS.
Para chegar a esta conclusão Pitágoras teria percebido que à harmonia dos acordes musicais correspondiam certas proporções aritméticas, definiu então que a mesma relação é encontrada na natureza, no dia a dia, e em todo lugar.
Se para Pitágoras “tudo é número”, para nós significa que o principio fundamental da realidade é a matemática, tudo é matemática, todos os lugares tem matemática. Pitágoras foi o primeiro filósofo ocidental da história a apresentar uma explicação FORMAL da realidade.
BIOGRAFIA
Este importante filósofo nasceu em 580
a.C. na cidade de Samos.
Desde muito cedo Pitágoras já dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época, ele impressionava os mestres das melhores escolas de Samos.
Aos 16 anos foi enviado ao oeste da Grécia, para estudar com Tales, o maior sábio da época. Logo,
Tales reconheceu que nada mais tinha que ensinar ao jovem e passou ele, o mestre, a estudar as descobertas geométricas e matemáticas do aluno.
Entre suas descobertas, afirmou que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço, ideia pouco conhecida na época.
Pitágoras viajou muito, e enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras.
Depois de visitar muitos lugares, Pitágoras escolheu o sul da Itália, para fundar sua escola, onde lecionou aritmética, geometria, música, astronomia, religião e moral. Mais tarde foi expulso de lá, pois seus alunos apoiavam muito suas ideias, desprezando as autoridades locais.
Passou a morar noutra cidade ainda no sul da Itália, e lá
Pitágoras faleceu em 496 a.C aos 84 anos de idade.
Pitágoras defendeu a tese de que todas as coisas são números e que o principio fundamental da realidade seria sua estrutura numérica. Pitágoras foi quem