Pitagoras
O grupo elaborou o trabalho com o objectivo de conhecer melhor quem foi Pitágoras e os bens que trouxe para o desenvolvimento da Matemática. Como gostaríamos de entender a maneira como se aplica o seu teorema, expomos seguidamente algumas das suas demonstrações.
Biografia de Pitágoras
Pitágoras foi um grande filósofo e matemático Grego do período Pré-socrático. Nasceu numa ilha Grega chamada Samos, no mar Egeu, em 580 a.C.
A sua vida está envolta em lendas, uma delas, é o facto de o seu nome significar “Altar da Pítia”, porque a sua mãe ao consultar Pitunisa (a mulher que se encontrava ao serviço de Deus e pronunciava os oráculos) soube que a criança iria ser uma pessoa ilustre.
Pitágoras alcançou grandes feitos na sua vida, tais como:
. Invenção do seu teorema (Teorema de Pitágoras);
. Fundação da Escola Pitagórica;
. Criação de algumas leis;
. Criação da tábua de Pitágoras.
O Teorema de Pitágoras diz: num triângulo rectângulo, o quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma do quadrado construído sobre os catetos. Esta regra aplica-se a todos os triângulos rectângulos, tendo sido realizadas diversas demonstrações para o provar. Conta a lenda que, como prova de gratidão por ter demonstrado esse teorema, Pitágoras sacrificou 100 bois aos deuses.
O seu Teorema é usado hoje na construção de telhados triangulares para as casas, calculando as medidas que as vigas devem ter, respeitando a inclinação e outros factores como, por exemplo, o tipo de telha. A partir daí, começaram a construir-se templos perfeitos e perpendiculares ao chão.
A Escola Pitagórica foi fundada no sul de Itália em Crotona, onde aqueles que lá aprendiam se chamavam Pitagóricos. O seu lema era “O número é tudo”. Essa expressão significava que tudo no Universo era regido pelos números e suas relações. Os Pitagóricos dividiam os assuntos matemáticos em quatro secções:
. Os números absolutos ou a Aritmética;
. Os números aplicados ou a Música;
. As grandezas