Pitagoras
Nasceu em 570 a.C na ilha de Samos na região da Asia Menor (Magna Grécia). Morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (Região sul da Italia)
A vida de Pitágoras é literalmente um incógnita e pouco precisa, literalmente, pois nem tudo sobre sua historia e realizações são cem por cento corretas devidos as fontes históricas escassas e “desgastadas”(pois deixo quase nada escrito) e lendas e mitos o circulam, porem, eu por meio desta apresentação irei transmitir algumas das informações e historias mais conhecidas e usadas.
Pitágoras foi um importante filosofo e um dos matemáticos mais importantes e influentes de todos os tempos. Com seus 18 anos, Pitagoras já conhecia e dominava incontáveis conhecimentos matemáticos e filosóficos da Época sendo assim um destaca desde cedo. Com base em estudos, conclui que a terra era esférica e suspenso no espaço (por mais destacado que era, essa teoria não era de grande popularidade na época). Ele encontrou uma espécie de ordem no universo, a qual a terra girava em torno do Sol (ou “fogo”).
Grande parte da influencia filosófica e cientifica veio dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes
Mas o seu grandioso trabalho e realização desenvolveu-se na sua visita ao Egito pois era extremamente impressionado com as Pirâmides, ele criou o seu Teorema, o Teorema de Pitágoras.
Atribui-se a ele também o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Influenciou e influencia todos os conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.
Alguns de seus pensamentos
“Todas as coisas são números.”
“Aquele que fala semeia, aquele que escuta recolhe.
“Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
“Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.”