Pit fall
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DETERMINAÇÃO DA MESOFAUNA DO SOLO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Francisco Beltrão, 2013
INTRODUÇÃO
O solo é composto por 45% de minerais, 25% de água, 25% de ar e 5% de matéria orgânica. O solo apresenta a fauna edáfica composta por uma grande quantidade de seres, todos pertencentes ao reino Animalia e sub-reino Metazoa divididos em macro, meso e microfauna.
A fauna do solo tem importante atuação nos processos de decomposição, mineralização e humificação de resíduos orgânicos; imobilização e mobilização de macro e micronutrientes; fixação de nitrogênio atmosférico; estruturação e agregação do solo e consequente conservação e regulação de pragas e doenças beneficiando os sistemas de produção como um todo.
A mesofauna inclui animais de 100 µm – 2,0 mm que habitam os espaços porosos do solo e não são capazes de criar galerias próprias. Por exemplo: colêmbolos, dipluras, proturas e enquitreídeos, que se alimentam da matéria orgânica, de animais menores (nematoides) e de microrganismos.
Para a amostragem dos microorganismos do solo existem vários métodos, como, TSBF (Tropical Soil Biology and Fertility), Extrator de Berlese e Pitfall Trap. Armadilhas do tipo Pitfall Trap são destinadas para captura da meso e macrofauna que habitam o solo, caminhando sobre o mesmo e que provavelmente não voam, ou porque passam alguma parte de sua vida no solo. As condições de conservação, de uso do solo e de clima são fatores que determinam a composição e a riqueza dos artrópodes coletados. As armadilhas deste tipo consistem, em geral, de um recipiente plástico enterrado ao nível do solo com liquido para matar e conservar os animais capturados.
OBJETIVO
O presente trabalho teve por finalidade, classificar e quantificar as espécies da mesofauna presentes no solo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná -