Diferentes tipos de armadilha para a captura de insetos e triagem do mesmo separando em ordens
INTRODUÇÃO
Nem todos os insetos possuem olhos simples, a maioria principalmente os adultos tem olhos compostos, no qual são utilizados para distinguir cores. Os insetos quando vêem vários tipos de cores eles reagem em diferentes comprimentos de onda.
A visão das cores pelos insetos depende do tipo de olhos e pigmentos visuais que eles possuem. Larvas de insetos e alguns insetos inteiramente desenvolvidos possuem somente olhos simples, que percebem diferenciações apenas entre claro e escuro. A maioria dos insetos adultos, portanto, tem olhos compostos que são equipados para distinguir cores (Ross, 2005).
Diferentemente dos humanos, os insetos não enxergam todas as cores que nós enxergamos. Cores muito próximas como laranja e o amarelo são exemplos disso, assim como as abelhas enxergam a cor vermelha como sendo preto. Mas esses animais são capazes de enxergar luzes com o comprimento de onda maior que o da luz violeta, e por isso, enxergam luzes que não são visíveis aos nossos olhos.
As cores apresentam um comprimento de onda que vai aproximadamente de ( 680nm) e estão distribuídas da seguinte forma: ultravioleta ( 680nm). Os insetos dicromáticos conseguem absorver luz amarela (550nm) num agrupamento de ondas, e a azul e violeta (abaixo de 480nm) em outro agrupamento de ondas. Já os insetos tricromáticos possuem absorção máxima em 360nm (ultravioleta), 440nm (azul violeta), e 588nm (amarelo). Esses insetos podem ver o espectro completo de cores dentro da graduação de sensibilidade espectral, e podem também discriminar uma simples cor de uma mistura de cores, enquanto os dicromáticos não (Meyer, 2006).
Sendo assim um inseto quando visualiza uma armadilha seja ela qual for a cor, ele percebe o tipo de cor através do comprimento de onda que cada uma emite.
Para isso, temos vários tipos de armadilha utilizada na captura de inseto. As armadilhas mais usadas são: