Piso Radiante
Apresentado por:
Hugo Figueiredo
Miguel Lopes
Dayrone Guimaraes
O que é o piso radiante?
O aquecimento por piso radiante consiste numa tubagem embutida no piso de cimento, distribuída por toda a superfície a aquecer. Nesses tubos circula água quente.
A água transmite o calor ao piso através dos tubos de polietileno e o piso, por sua vez, vai transmiti-lo ao ambiente da habitação.
Os campos de aplicação são vastos (habitações, construções não destinadas a habitação, edifícios de utilização pública como escolas, jardins de infância, áreas desportivas, igrejas, lar de terceira idade, centros comerciais, construções industriais
(armazéns e fábricas).
Vantagens do piso radiante
Invisivel porque é totalmente integrado no piso.
Estética, com o piso radiante desaparecem da habitação os incomodos radiadores que limitavam as possiblidades de decoraçao interior.
É mais limpo porque como o piso radiante trabalha a temperaturas baixas, não provoca turbulências no ar e, portanto, evita a acumulação do pó e manchas desagradáveis na parede.
Conforto Térmico porque o aquecimento com o piso radiante elimina o efeito “paredes frias” e permite respirar um ar mais fresco e por consequência aumenta a sensação de bem estar e garante uma temperatura homogénia.
Vantagens do piso radiante
Distribuição ideial da temperatura
Instalação de um piso radiante
Devido ás suas características especiais, o aquecimento por piso radiante requer uma preparação de obra e uma perfeita coordenação das várias especialidades.
Inicialmente é importante a realização de um estudo do projecto por um técnico especializado. Deste estudo depende o bom funcionamento da instalação do aquecimento por piso radiante.
O comprimento de cada circuito de piso radiante não pode ultrapassar os 200 metros.
A distância entre os tubos varia entre os 75 mm e 300mm consoante a dinâmica de cada edifício.
Tipos de circuitos de piso radiante