Piso intertravado
“Reciclagem do entulho de construção civil no desenvolvimento de projetos paisagísticos utilizando pisos Intertravado e pavimentação ecológica.”
André Breves.
Huguy Amorim.
Marcos Claro.
Mayara Mendonça.
Wagner de Lima.
1. Introdução A produção de grandes quantidades de resíduo sólido é um dos principais problemas em cidades de todos os portes. O aumento da população, desenvolvimento econômico e utilização de tecnologias obsoletas têm contribuído para que esta quantidade aumente cada vez mais. A gestão errônea destes resíduos tem causado graves impactos ambientais, sociais e econômicos na região.
Visando minimizar o descarte do entulho e os impactos socioambientais, gerenciando esse material e inserindo esses resíduos em projetos paisagísticos. Este projeto busca incentivar a descartar adequadamente o seu entulho produzido, ainda viabilizando uma nova técnica para a execução de uma pavimentação ecológica.
O entulho proveniente da construção civil é um problema diário que forma uma grande massa de resíduos formada por argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos e tintas. Transformou-se em um sério problema e os governos dos municípios a muito tempo deveriam ter atentado para esse tipo de problemática, já que a partir de julho de 2004, de acordo com a resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), as prefeituras estarão proibidas de receber os resíduos de construção e demolição no aterro sanitário. Cada município deverá ter um plano integrado de gerenciamento de resíduos da Construção Civil.
De acordo com a pesquisa internacional realizada pela Civil Engineering Research Foudation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineering (ASCE) dos Estados Unidos, a construção civil é responsável por 15% a 50% do consumo dos recursos naturais extraídos. Em países como o Reino