Piso intertravado
Contribuição Ambiental dos pisos intertravados.
Resumo
O presente artigo vem apresentar o pavimento permeável como solução ambientalmente adequada uma vez que garante a mobilidade urbana e é uma solução viável ambientalmente para a pavimentação. Este tipo de pavimento pode ser instalado e removido com bastante facilidade o que resulta em praticidade quando se pensa no grande número de subsistemas existentes sob o calçamento. O pavimento intertravado permite que obras de manutenção e infraestrutura sejam realizadas sem a necessidade de quebra do piso, além de não gerar resíduos sólidos e não exigir insumos para sua recomposição. O piso intertravado é o único que pode ser retirado e reutilizado, permitindo a liberação imediata do tráfego depois de instalado. São peças pré-moldadas, aplicadas sobre uma camada de areia para assentamento e uma camada de base, travam-se umas às outras, como em um quebra-cabeças, sem requerer tempo de cura.
Palavras-chave: Piso Intertravado, Sustentabilidade, Permeabilidade.
1. Introdução
Segundo artigo publicado pela Associação Brasileira de Cimento Portland “O pavimento, um dos fatores para a qualidade urbana, é a via de acesso indispensável para garantir o direito de ir e vir. Sob ele, está parte dos subsistemas que compõem facilidades como a de abrir a torneira e obter água potável ou a de virar o acendedor, riscar um fósforo, e consumir energia para aquecer alimentos”.
No entanto, a exemplo da cidade de São Paulo a pavimentação intensa ignorando a macrodrenagem (caminho das águas) transforma a cidade em um grande piso impermeável. Há estudiosos que mencionam São Paulo como uma das maiores áreas impermeáveis do mundo, resultado de uma ocupação sem área verde, seja por não seguir planejamento ou porque os próprios planos, como o rodoviarista e de ocupação do solo, não levaram em consideração o caminho das águas.
Uma maneira utilizada por prefeituras para controlar