pisicologia
Antes de haver separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual, trabalham juntas a execução e a reflexão, em sua ocupação.
Porem agora, a alienação é total. Na manufatura (pré-capitalista) o trabalhador é explorado, mas não é despojado (esnobado) do seu saber.
A alienação é apenas do corpo.
Já no capitalista ( trabalho industrial), o processo de trabalho é separado pelo capital que o remota ( distancia) à sua própria lógica. Ou seja, a divergência entre o trabalhador e as forças intelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.
Já na relação hierarquia na indústria, ocorre divisão entre o trabalho manual e intelectual, em relação a técnico – científicos, sua função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam.
Hierarquia: Dono, Diretor, Gerente, Supervisor, Peão, Estagiário.
Ou seja, a divisão das tarefas a serem executadas pelo trabalhador.
O Termo trabalho se refere a uma atividade própria do homem. O trabalho humano, precisa destruir o meio ambiente .No trabalho animal por exemplo,a aranha não precisa , pois ela constrói no meio ambiente natural mesmo sem motivação.
O trabalho na verdade é quando você não recebe pelo o que faz, o emprego é o que recebe pelo esforço que você faz.
Na manufatura, ou modo de produção pré-capitalista, o trabalhador é explorado, mas não é despojado do seu saber.
Na relação hierárquica os operários são submetidos á lógica que o capital impôs ao processo de trabalho. Os trabalhadores técnicos-cientificos não só organizam o processo do trabalho, mas também torna uma estrutura hierárquica e reproduzem as relações sociais capitalistas.
É de Karl Marx a asserção de que todo novo estado da divisão do trabalho determina as relações dos indivíduos entre si com referência a material, instrumento e produto do trabalho.
Mas só passou a haver efetiva divisão quando se instalou uma