pisic do desenv

634 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: Psicologia
PROFESSOR (A): Denis

Resumo Cap 1- A ciência do desenvolvimento humano

Nayara Alencar Araujo

Fortaleza,27 de janeiro de 2014

Alguns filósofos dos séculos XVII e XVIII já concebiam ideias que influenciariam a psicologia do desenvolvimento. Locke acreditava que a mente humana poderia ser comparada, a um quadro em branco e toda a estimulação do ambiente é que formaria a psique. Rousseau e Kant enfatizavam a existência de caracteristicas inatas do ser humano. Enquanto Rousseau defendia a bondade natural da criança e já mostrava a divisão da infância em estágios com características próprias, Kant enfatizava a existência de categorias inatas do pensamento.
Essas tendências filosóficas acabaram por influenciar a construção das teorias da psicologia do desenvolvimento, no século XX. De um lado, os modelos mecanicistas que enfatizavam a esfera do emprirismo, buscando operacionalizar as investigações dentro do que poderia ser medido e quantificado, sendo o desenvolvimento humano visto como modelado pelo ambiente. De outro lado, os modelos organicistas valorizavam os processos de caráter universal presentes no desenvolvimento de qualquer individuo.
As principais técnicas investigativas que mais serviam as conquistas da psicologia do desenvolvimento foram: a observação direta do comportamento, a entrevista e o questionário. Os dados obtidos eram integrados em um todo coerente, dando inicio as diversas teorias que serviam de base para a contruçao de conceitos e de novas investigações.
O desenvolvimento foi organizado em estágios evolutivos, enfatizando aspectos distintos do desenvolvimento humano: orgânicos, motores, cognitivos, afetivos, sexuais, morais, sociais, históricos e culturais.
As noções de estagio e transição estão diretamente interligadas. Enquanto estagio refere-se a um conjunto de padrões comportamentais e habilidades

Relacionados