Piscologia
“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.” – Albert Camus
Querida Rute, espero que esteja tudo bem contigo e que este ano letivo termine da forma como mais desejas! Soube que querias entrar nesta faculdade em Psicologia e acho que não podias ter escolhido melhor.
Rute, quando chegares ao segundo semestre não te esqueças de escolher a cadeira “Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal” como opcional. Sim, é opcional, e talvez tenhas outras cadeiras em mente nessa altura, mas depois de a ter frequentado penso que seja essencial para nós, futuros psicólogos. Como ajudaremos os outros sem sabermos lidar connosco?
Devo dizer-te que é uma cadeira completamente diferente do que estarás à espera. É uma experiência enriquecedora e não maçadora. Talvez, no início, seja difícil expor as tuas opiniões para um pequeno grupo de alunos. O que será que vão pensar? Será que vão compreender a tua opinião? Contudo, depressa percebes que as tuas preocupações e os teus sentimentos não são assim tão diferentes dos teus colegas.
Ao longo do semestre vão passar conceitos como “autoconhecimento”, “autoestima”, “autorregulação emocional”, “autocuidado”, “empatia”, “comunicação”, “resolução de conflitos” e “trabalho em equipa”. Cheguei à conclusão que todos estes conceitos são a chave para um desenvolvimento pessoal e interpessoal, a chave para compreenderes quem tu és e, também, a chave para compreenderes os outros, mesmo quando as suas opiniões são divergentes das tuas. Sei que como eu vais gostar das atividades antes de começar cada tema, e que no final da cada aula vais compreender que essas atividades iniciais tem um fundamento; o que te vai levar, de forma inevitável, a pensar no que se passou na aula depois de sair dela.
Prometi que não me alongava nesta carta, deste modo termino com a esperança que vejas estas aulas como uma oportunidade para te conheceres um pouco melhor e