piscologia da educação
POLO TAQUARA – RS
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TÍTULO : GRANDES NOMES DA PSICOLOGIA
TUTOR : LIAMARA NICOLAY
DENISE CRISTINA FINOTTI RA - 405359
MÔNICA HEINECK RA - 423195
TATIANA VOLTZ RAMOS RA - 405346
TAQUARA, 22 SETEMBRO DE 2013.
SIGMUND FREUD
Conhecido como o pai da psicanálise, trata-se de um judeu natural da Republica Tcheca. Iniciou seus estudos utilizando a técnica da hipnose, tratando de pacientes com histeria (uma neurose complexa caracterizada por instabilidade emocional, manifestando-se com sintomas físicos como, por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. São pessoas que frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo); assim Freud elaborou a hipótese de esta doença ter causa psicológica e não orgânica. Através de Freud surge a cura catártica (cura pela fala),onde o paciente expõe seus pensamentos e sentimentos ao médico, a partir de estudos mais aprofundados e de sua autoanálise. Freud desenvolve teorias como e o complexo de Édipo, baseado na sua atração por sua própria mãe e repúdio ao pai.
Para Freud a consciência humana subdivide-se em três níveis, “consciente, pré-consciente e inconsciente”, o primeiro contém o material perceptível, o segundo o material latente (mais passível de emergir a consciência) o terceiro contém difícil acesso; ou seja mais profundo e está ligado ao estado primitivo do homem.Segundo Bock,Furtado,Teixeira(2009) Freud em sua obra A Interpretação dos sonhos, remodela a teoria e induz os conceitos dos níveis da consciência humana ID, EGO e SUPER-EGO.
ID - Pulções de origem sexual, que atuariam no sentido de autopreservação, o ID é responsável pelas demandas mais primitivas e perversas.
EGO – Alterna entre as necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais.
SUPEREGO – Parte que contra age ao ID, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.
Assim Bock,