piscologia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Psicologia da Educação
Profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
RA
Márcia Regina Avelino - 409840
Adriana Nunes Rodrigues - 411317
Vanessa Conceição Picolo Gomes- 413781
Claudia Aparecida Rosa - 432592
Agudos/ Setembro 2013
Sigmund Freud e as sua contribuições para a Educação
Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856 na Checoslovaquia. Aos oito anos já lia Shakespeare e trocou a faculdade de direito pela medicina e se interessou- se pela área de pesquisas sobre sistema nervoso central.
Freud é considerado o pai da psicanálise onde o paciente vai com ou sem sipnose lembrando – se de seus traumas durante a vida. Freud lutou por muitos anos contra um câncer na boca e morreu por eutanásia em 23 de setembro de 1939 com grande influencia na cultura do sec xx.
Estudos de Freud é de grande importância por psicólogos, psicanalistas e parapsicólogos pelo estudo e entendimento para ajudar os pacientes do nascer e do passado; presente e futuro a fim de manter e entender a vida emocional. Causas e consequências de determinadas atitudes de pessoas com tendência a irritabilidade nervosismo, ataques de pânico, medos etc... tudo feito com o auxilio da sipnose.
Freud com a psicanálise operando no sentindo oposto aos dos ideais, por sermos seres falantes, seres de linguagem o mal estar na cultura é incurável, por isto nenhuma pedagogia, nenhuma ortopedia da civilização, nenhum governo poderá prometer um bem suspenso para o ser falante.
Nem na educação, nem a psicanalise poderá prometer um bem. Já para o educador, onde a transferência é o motor para que a criança aprenda, ele tem cada vez mais manter- la e sustenta- La. O educador reforça o eu do educando visando fortalece – ló.
Não há relação entre educação e psicanálise, mesmo elas usando o mesmo motor vão para direções opostas, o único ponto que pode nos articular a psicanálise e educação é a analise do