ciências Contábeis
Resumo As demonstrações financeiras são úteis para usuários existentes e em potencial, para que possam tomar decisões sobre investimentos feitos. Por isso as empresas precisam estar plenamente adaptadas às novas exigências normativas. Desde o CPC 26 de 2009 é que encorajou a apresentação de uma nova demonstração, a Demonstração do Resultado Abrangente – DRA. Neste estudo objetiva-se responder a seguinte problemática: as empresas de capital aberto brasileiras estão divulgando a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)?.Para responder ao questionamento pesquisou nos sites das empresas, as demonstrações contábeis de 78 empresas, tomando como base o exercício de 2011. Os métodos utilizados foram do tipo quali-quantitativo, pois analisou a forma como foram divulgadas essas demonstrações e a quantidade relativa de empresas que estão divulgando a DRA, quanto à técnica de pesquisa é do tipo exploratória, pois procura verificar o grau de aplicabilidade e qualidade de um tema ainda pouco conhecido. Os principais resultados foram que 40% das empresas pesquisadas já estão divulgando a DRA o que já é um bom indicativo para uma demonstração ainda recente.
1. Introdução
As demonstrações contábeis figuram como instrumento de alta relevância para tomada de decisões tanto para os usuários existentes e em potencial, pois mostra a empresa como um todo, podendo ser comparadas no decorrer do tempo e acompanhar a evolução econômica de qualquer empreendimento. Para CPC 26 R1, “as demonstrações contábeis são necessárias para apresentar apropriadamente a posição patrimonial e financeira, o desempenho financeiro e os fluxos de caixa da entidade.”
Nas companhias de capital aberto que negociam suas ações junto a bolsa de valores, estas demonstrações precisam estar plenamente adaptadas as mais novas exigências da legislação e adotar práticas de governança corporativa para que os