Piscina nas Escolas
15/11/2013 23h01 - Atualizado em 19/11/2013 20h16
População administra escola pública com piscina e excelente padrão de ensino
Uma cidade jovem e muito bem estruturada com Índice de Desenvolvimento Humano superior à média nacional. Bem vindo a Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.
Nem parece que estamos no Brasil. Uma cidade jovem e muito bem estruturada com Índice de Desenvolvimento Humano superior à média nacional. Bem vindo a Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Os pioneiros vieram do Sul do país no fim da década de 1980 para plantar soja e fizeram uma revolução no meio do Cerrado.
Parece um clube, mas é uma escola pública. Aliás, todas as escolas municipais são assim: têm até piscina semiolímpica.
“O aluno, se estuda de manhã, vem frequentar as aulas à tarde para que ele possa participar das competições estaduais que têm, as etapas estaduais, e quem sabe, buscando alguém, algum atleta que possa representar o estado a nível nacional também”, conta a professor de educação física Eltron Alves Moreira.
Aos poucos, aprender vai deixando de ser uma tarefa difícil. Na prática, a aula de ciências vira uma horta, e os alunos ajudam a construir o conhecimento. Quando bate a fome, ninguém reclama do almoço.
Já o lanche vem de uma padaria, construída especialmente para abastecer todas as escolas públicas. Além dos pães, a equipe da padaria também prepara outros alimentos que diversificam e enriquecem a merenda escolar, como, por exemplo, o macarrão de legumes, a torta de legumes, biscoito de fubá e a famosa ‘cuca’ que é recheada de frutas.
“Como muitas pessoas provêm da região Sul, nós adotamos a cuca dentro do cardápio da merenda escolar, visto que é um alimento bastante aceito pelos alunos. No caso dos macarrões caseiros, um é enriquecido com beterraba e o outro com abobrinha”, conta a coordenadora da padaria Vânia Haraki.
Tudo isso sem custo nenhum para os alunos.
“Qual é a mãe que não quer o filho estudando numa escola dessa? Todos querem,