piruleibe

704 palavras 3 páginas
pesar dessa base de 70 fornecedores estratégicos representar um percentual muito pequeno dentre os mais de seis mil fornecedores cadastrados do Grupo Boticário, eles respondem 77% das compras, no caso dos fornecedores diretos e 40% no caso dos fornecedores indiretos e de serviços.

A avaliação desses fornecedores estratégicos por meio do PADF do Grupo Boticário, engloba cinco grandes tópicos, como Qualidade (com atributos como qualidade de produto, qualidade assegurada e gestão de processo), Logística (flexibilidade e pontualidade, ou seja a qualidade da entrega) e Comercial (flexibilidade nas negociações).

Outro critério avaliado e que mostra o quão evoluída e estratégica é a relação do Grupo Boticário com seus fornecedores é o Índice de Custo de Fornecimento. Esse tópico mede o impacto da ineficiência na relação dentro dos negócios da companhia. “Nós conseguimos quantificar os eventuais problemas de fornecimento e saber como isso impactou no nosso negócio. É o que nós chamamos de custo oculto, que a gente não cobra mas tem como quantificar”, explica Veridiano. E o impacto financeiro não é pequeno, como revela o gerente de suprimentos do Grupo Boticário, André Leal: “Em 2012, um terço da ruptura na ponta (nas lojas), se deveu a problemas na cadeia de fornecimento. Isso representa 10 pontos percentuais de não atendimento. É muito dinheiro. Considerando uma base 100, que eu vendo na ponta com um valor substancialmente maior, cada ponto percentual é um valor muito grande de recurso”.
No último dia 18 de abril, o Grupo Boticário realizou em um Buffet na capital paranaense, o seu tradicional Encontro de Fornecedores. Na sua 16º edição, o evento reuniu representantes de cerca de 70 fornecedores de matérias-primas, fragrâncias e embalagens estratégicos para o grupo, que foram ouvir dos diretores e executivos da companhia uma análise do trabalho realizado em 2012, as estratégias do Grupo Boticário para 2013 e o que eles esperam dos seus principais fornecedores

Relacionados