Piratas do vale do silicio
620 palavras
3 páginas
ARTE ROMÂNICA * Em, 476, com tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média. * Com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. * Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra tinha poderes ilimitados. * O estilo é visto principalmente na igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império romano a apresentar características comuns em várias regiões. * A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. A explicação mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas é o fato da arte românica não ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das ideias desenvolvidas nos centros urbanos, é um estilo essencialmente clerical.
* A arte desse período passa, assim, a ser encarada como uma extensão do serviço divino e uma oferenda à divindade.
* A arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza, possível depois de toda a evolução dos meios construtivos. Os conjuntos arquitetônicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou cinco naves (geralmente três), colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e horizontal (mesmo que muitas das igrejas sejam bem altas).
* As paredes são cegas, pois não é possível, ou é muito difícil, abrir grandes janelas nas paredes, já que elas servem como estrutura e suportam todo o teto. Haverá grande decoração, externa e internamente, através de esculturas nos tímpanos, nas portas de entrada e nos capitéis e colunas, e pintura nas absides e abóbadas das naves.
* As igrejas de peregrinação foram muito características desse período. Elas ficavam no caminho para os