Piratas do Vale do Silicio
O filme, produzido em 1999, trata sobre a competitividade entre Steve Jobs e Bill Gates, e o surgimento de suas respectivas empresas, Apple e Microsoft, consideradas as maiores do ramo de microinformática da atualidade.
No início da década de setenta, os computadores, também chamados mainframes, eram de grande porte e ocupavam um espaço enorme. E a partir do desejo de revolucionar a indústria da tecnologia, começaram a ser produzidos protótipos de circuitos que viriam a ser microcomputadores. Steve Jobs e Steve Wozniak foram bem sucedidos nessa tentativa, criando o que viria a ser o primeiro computador pessoal, chamado de Apple I. Ao conseguirem bons negócios com essa invenção, e vendo que ela poderia tomar proporções maiores, fundaram em 1977 a Apple Computer. Enquanto isso, Bill Gates e seu companheiro Paul Allen desenvolveram um sistema operacional para o Altair 8800, e assim fundaram a Microsoft.
Figura 1. Steve Jobs e Steve Wozniak representados no filme http://penseoamanha.blogspot.com.br/2012/01/piratas-do-vale-do-silicio-o-surgimento.html O caminho de Gates e Jobs se cruza quando a Apple apresenta numa feira de informática seu segundo computador, o Apple II. Depois disso, a empresa dispara no mercado. E só aí a ideia dos computadores populares se dissemina, e as grandes empresas como xerox e IBM passam a se interessar pela nova tecnologia.
E é quando a IBM decide disputar o mercado dos computadores pessoais, com a intenção de produzir um microcomputador que superasse o Apple II, que Bill Gates faz seu nome. Numa jogada de esperteza, ele compra um sistema operacional de um desenvolvedor qualquer, que posteriormente seria chamado DOS. Após realizar alguma modificações, ele vende-o para a IBM com o nome de MS-DOS, e assim surge o primeiro computador pessoal com sistema operacional de Gates.
Figura 2. O microcomputador Apple II http://www.blog.arcaderetrogaming.com/?p=305 Após um curto