piramides etarias
Outubro / 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a população do Brasil e mundial. Foi proposto para melhor compreensão do conteúdo abordado. Foi sugerido pela professora Neide, na disciplina de geografia, feito pelo aluno Daniel Rodrigues. Foi feito algumas pesquisas sobre os principais problemas econômicos, políticos e sociais de alguns países. O trabalho foi dividido em cinco tópicos.
PIRÂMIDES ETÁRIAS (PAÍS DESENVOLVIDO E SUBDESENVOLVIDO)
Base mais larga e ápice bem mais estreito.
População mais jovem, pois as taxas de natalidade são mais elevadas.
Esperança de vida baixa.
Base um pouco mais estreita, ápice mais largo
População mais adulta, ente 20-24.
Esperança de vida alta.
CONSEQUÊNSIAS DA DIMINUIÇÃO DA TAXA DE NATALIDADE
A redução da natalidade pode causar: aumento da proporção de idosos na estrutura populacional com aumento das despesas previdenciárias; redução do número de jovens no mercado de trabalho com necessidade de importação de mão-de-obra do exterior, o que muitas vezes gera tensões internas, manifestadas por xenofobia; o Estado perde simbolicamente o grupo etário que representa o futuro da nação.
ÁPICE ESTREITO: Difícil acesso à educação, devido à falta de escolas e professores suficientes; Falta de habitação e de emprego que origina o crescimento dos bairros de lata e a expansão de atividades ilícitas (drogas…); Difícil acesso aos cuidados de saúde; Aumento da subnutrição e da fome, devido à necessidade de alimentos serem cada vez maior.
ÁPICE LARGO: Diminuição da população ativa; Diminuição do espírito critica e de iniciativa; Aumento das despesas da Segurança Social (pagamento das reformas); Aumento das despesas com a Saúde e os Serviços Sociais para idosos, como os lares, centros de apoio domiciliário
Problemas econômicos, políticos e sociais
America
Brasil: Os problemas políticos do Brasil são claros: Corrupção,