piramide de bird
CARLOS JALI QUARTAROLI
Administração Aplicada a Engenharia de Segurança do Trabalho
Pirâmide de Bird
Orientador: Prof. Wladmir Vincenzo
BAURU – SP
2015
Pirâmide de Bird
Frank Bird nasceu 19 dezembro de 1921, em Netcong, New Jersey, foi presidente do Internacional de Controle de Perda e de Professor associado, Universidade Estadual da Geórgia.
Ele foi contratado pela Companhia Siderúrgica Lukens de Coatesville, Pennsylvania, onde foi o gestor dos programas de segurança, saúde, incêndio e segurança; também foi o ex-diretor de Serviços de Engenharia para a Companhia de Seguros da América do Norte. Frank morreu em 28 de junho de 2007.
Foi na Siderúrgia Lunckens Steel que Bird analisou mais de 90 mil acidentes durante o período de 1959 a 1966, onde, a partir dai, desenvolveu a proporção de 1:100:500, 1 lesão incapacitante para 100 lesões leves para 500 acidentes com danos a propriedade. Parte desse estudo compreendeu a 4.000 horas de entrevistas com supervisores de linha, estudos esse que atualizou a relação de Heinrich, através de seu trabalho Damage Control.
Buscando ampliar sues estudos, Bird analisou acidentes ocorridos 297 empresas, em 21 grupos de industrias diferentes, num total de 1.750.000 colaboradores que trabalharam mais de 3 bilhoes de horas. Atraves desses novos estudos, Bird teve uma nova proporção, conhecida hoje como pirâmide de Bird, onde há a proporção de 1 acidente incapacitante ou grave, para 10 com lesões graves, para 30 acidentes com danos a propriedade, para 600 incidentes, 1:10:30:600, criando uma estatística de que existe uma distribuição natural dos acidentes de acordo com sua gravidade e o impacto geral na organização.
A análise e controle desses estudos de Bird mostram que esta pirâmide é uma ferramenta útil na prevenção de acidentes e incidentes, pois permite um entendimento detalhado da relação e sequencia de eventos precedentes até a ocorrência de um