Pipa
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Organização do Fluxo de Produtos.
1.1 Introdução
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é a gestão dos fluxos correspondentes às informações e produtos que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros. É um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar ou apoiar os objetivos organizacionais. O processo de gestão da cadeia de suprimentos não é feito isoladamente: ele é uma relação entre a sua empresa e as outras com as quais você se relaciona.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
A logística é um processo fundamental para o gerenciamento de cadeias de suprimentos. A logística é responsável pelo planejamento, implementação, organização, controle e realização de tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços, e informações relacionadas ao ponto de origem até o ponto de consumo.
A função do gerenciamento da cadeia de suprimentos é estudar a maneira como a administração pode aperfeiçoar os recursos de suprimento, estoques e distribuição dos produtos e serviços. A meta é reduzir tempo entre pedido,produção e demanda, de modo que o cliente receba seus bens ou serviços no momento que desejar, nas características