pipa
O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as instituições são constituídas por pessoas (entidade social) e por recursos não humanos (recursos materiais, financeiros etc.). A vida das pessoas depende intimamente das organizações e esses dependem da atividade e do trabalho daquelas. Esta disciplina, Estruturas Organizacionais, objetiva oferecer-lhe como competência, saber como dividir, integrar e coordenar o trabalho nas organizações, aliando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis (eficiência) à obtenção dos resultados esperados (eficácia).
Para iniciar nesta disciplina, devemos responder a seguinte pergunta: Como fazer a organização da Organização¿De um lado, pode considerar a ORGANIZAÇÃO como uma entidade social, na qual pessoas e recursos diversos se agrupam a fim de atingir objetivos específicos. A empresa na qual trabalhamos, por exemplo, dá a ideia de um local físico, concreto, estabelecido.Por outro lado, também é válido considerar a ORGANIZAÇÃO como uma das funções administrativas, encarregada de dar forma ao trabalho, ou seja, o seu projeto organizacional, de maneira que essas pessoas e recursos consigam os melhores resultados possíveis.
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas, como a que atravessamos nos dias de hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana (CHIAVENATO, 2011, P.11). O avanço da tecnologia e mudanças na sociedade abalou o modelo organizacional, fazendo com que a organização se adaptasse ao novo mundo.
Aquela velha organização estática, previsível, fechada e tentando solucionar seus próprios problemas, deixou de existir há muito tempo. Os administradores encontram novos desafios na função, ligados ao extremo dinamismo da vida moderna e às possibilidades de integração que a tecnologia oferece.
Podemos aproveitar o trabalho de Stephen P. Robbins (2002), que apresenta um quadro resumo comparando a “velha” e a