Pipa
Para Cherobim ( 2002 ) Administração Financeira é a arte e a ciência de administrar recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas, estando presente nos diversos tipos de comércio e empresas estatais ou privadas.
Com base em Oliveira (2007) a administração financeira consiste em analisar todas as despesas e receitas da organização, não permitindo que haja “furos” no fluxo de caixa, e que o lucro a ser adquirido não se transforme em prejuízo. A administração financeira é responsável pelo planejamento de compras, propaganda, marketing e preços contábeis. É responsável por todos os departamentos, não podendo nenhuma atividade ser feita sem passar pelo fluxo de caixa.
Gitman ( 1997 ) afirma que os objetivos da empresa e da administração financeira devem ser os mesmos, mantendo o foco na maximização dos lucros e acionistas, criando mecanismos para controlar e influir na tomada de decisão do administrador.
Para Foster ( 2004 ) os relatórios contábeis são essências na administração financeira, pois permitem que o administrador compreenda e utilize melhor todas as técnicas. Os conceitos quando bem assimilados permitem uma maior comunicação entre contadores gerenciais e administradores.
Moreira ( 2007) alega que a administração financeira esta presente nas organizações a fim de orientar todas as decisões a serem tomadas, o modo como serão tomadas para maximizar o valor da