Pioneirismo inglês - Revolução Industrial
Na segunda metade do século XVIII, acontecia a Revolução Industrial na Inglaterra, processo que proporcionou as significativas mudanças na economia e na sociedade inglesa. Mas por que a Revolução ocorreu primeiramente na Inglaterra?
Para essa resposta, estudiosos dizem que há quatro principais motivos que levaram a Inglaterra ser a pioneira industrial.
O primeiro motivo seria o acúmulo de capitais que a Inglaterra havia alcançado pelo monopólio comercial durante a Expansão Marítima europeia, desde o século XVII, a Inglaterra implantou uma política Mercantilista de acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) oriundos de suas colônias e também das colônias portuguesa e espanhola. O Mercantilismo inglês colocou a economia em crescimento.
Uma das colônias portuguesas mais exploradas foi o Brasil, pelo fato de Portugal ter uma dívida a ser paga para a Inglaterra que decorria da época que o imperador francês Napoleão Bonaparte queria executar o bloqueio continental europeu, isto é, proibir os países europeus a mercantilizar com os ingleses, com o objetivo de atingir a economia britânica. Porém como Portugal era um grande aliado econômico da Inglaterra, o rei português Dom João VI, preferiu fugir da invasão iniciada pelas tropas napoleônicas, vindo para sua colônia de exploração. Como forma de pagamento, extraiu grandes quantidades de minérios, principalmente o ouro, que ao invés de enriquecer a Coroa Portuguesa, este era utilizado para geração de um poderoso capital inglês.
O segundo motivo se originou da grande demanda na produção lanífera, no século XVI. Para que a produção continuasse a crescer, era preciso expandir as áreas destinadas à criação de ovelhas, que forneciam a matéria- prima para fazer tecidos. Iniciou-se então o processo conhecido como cercamentos. As propriedades eram cercadas, geralmente tomadas de camponeses ou antes pertencentes à