PINTURA INDUSTRIAL
1°) Conceitue revestimento e seus principais mecanismos de proteção.
Os revestimentos protetores são películas aplicadas sobre a superfície metálica, que dificulta o contato da superfície por meio corrosivo objetivando minimizar a degradação da mesma pela ação do meio. Sendo os principais mecanismos de proteção por barreira, inibição anódica ou por proteção catódica.
2°) O que é um revestimento anódico e catódico?
A proteção catódica é um método de aumento da resistência à corrosão, que consiste em tornar a estrutura a proteger em catodo de uma célula eletroquímica ou eletrolítica, forçando um alto grau de polarização catódica.
A proteção anódica é um método de aumento da resistência à corrosão que consiste na aplicação de uma corrente anódica na estrutura a proteger. A corrente anódica favorece a passivação do material dando-lhe resistência à corrosão. A proteção anódica é empregada com sucesso somente para os metais e ligas formadores de película protetoras, especialmente o titânio, o cromo, ligas de ferro-cromo, ligas de ferro-cromo-níquel.
3°) Cite três processos de aplicação de revestimento metálico, explicando as características de cada um.
Cladização – os clads constituem-se de chapa de um metal ou ligas, resistentes a corrosão, revestindo e protegendo um outro metal com função estrutural. Os clads mais usados nas industrias química, petroquímica e de petróleo são os de monel, aço inoxidável e titânio sobre o aço carbônico.
Deposição por imersão a quente – pela emersão a quente obtém-se, entre outras, as superfícies zincadas e as estanhadas. O processo de zincagem por imersão é também denominado galvanização.
Deposição química – consiste na deposição de metais por meio de um processo de redução química. Por este processo é comum revestir-se com cobre e níquel. São denominados cobre e níquel químico, muito utilizado em peças com formato delicado e cheias de reentrâncias.
4°) Indique quais os processos de aplicação mais