Pinoquinio as avessas

628 palavras 3 páginas
Introdução
Este trabalho visa o estudo e á analise do livro Pinóquio as avessas do autor Rubem Alves, logo ao inicio da leitura nós deparamos com representações e relações de aluno e professor e professor e aluno tendo em si as abordagens e modelos pedagógicos e epistemológicos que influenciam ou condicionam o aluno à obtenção do conhecimento e aprendizagem no ambiente escolar.

Objetivo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão e analise critica e construtiva a respeito das diferentes formas de abordagens no núcleo escolar dentre elas comportamentalista, tradicional e humanista.

Resumo Das Abordagens
Primeiramente para o estudo e analise do livro Pinóquio as avessas é necessária que haja uma pequena base de conhecimento sobre as abordagens escolares e os modelos pedagógicos assim resumidamente levantaremos as teses.
Em psicologia do desenvolvimento da aprendizagem são apresentadas diferentes abordagens conhecidas no ambiente escolar que são a tradicional, comportamentalista, humanista e construtivismo, três modelos pedagógicos diretiva, não-diretiva e relacional e três modelos epistemológicos, Empirismo S<-O, apriorismo S->O e Construtivismo S<->O, São Distintos porém podem haver detalhes semelhantes portanto brevemente citarei exemplos que seguem com a historia do livro de Rubem Alvez .
A partir da leitura identificamos a escola tradicional, ela vê o aluno como uma tabula rasa, um individuo que não possui conhecimento. O professor segue um sistema determinando, o aluno reflete o conhecimento transmitido sem criticar ou julgar, essa é a pedagogia diretiva epistemológica empirismo .

Resumo do livro
De acordo com o livro Pinóquio às avessas na escola aprendemos o que temos que aprender para ter um bom emprego, não envolvendo o que gostamos para os professores segundo o livro não é interessante e não servira para o futuro. É ensinado apenas o que esta na grade curricular proposta pelo

Relacionados