Pinheiro
LUCAS MURTA SILVA
PINHEIRO: Pinheiro-Bravo - Podocarpus lambertii
Açailândia
2012
1. INTRODUÇÃO
Aborda-se neste trabalho uma árvore pertencente à divisão Pinophyta, tradicionalmente inclusa ao grupo das gimnospérmicas, o Pinheiro. Esta planta é nativa do Hemisfério Norte, tem diversidade mais alta no contexto norte americano nas áreas do México e da Califórnia; na Eurásia (região que compreende a Europa e a Ásia) eles são encontrados desde Portugal e leste da Escócia até o extremo oriental da Rússia, Japão, Norte da África, o Himalaia e etc. O Pinheiro também é plantado em grande escala no Hemisfério Sul. Estes são plantas perenes e também produzem resinosos, é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta.
Muitos deles são usados como matéria-prima para a produção e investimento da celulose, que é utilizada na produção de papel. Um dos motivos para o emprego e uso do mesmo nesse tipo de produção é que o pinheiro é uma madeira leve, que obtém um ligeiro crescimento. E mais, ele também pode ser plantado com uma grande intensidade populacional e a queda de suas folhas (acículas) produz um efeito alopático em plantas de outras espécies, ou seja, suas folhas inibem o crescimento de outras plantas (plantas daninhas), o que acarreta numa redução na competição por luz, água e nutrientes nas florestas de pinheiros.
O presente trabalho abordará minuciosamente as características gerais da planta em estudo, como o Pinheiro obtém uma grande gama de espécies, a espécie escolhida para empregar esta pesquisa será o Pinheiro-Bravo - Podocarpus lambertii, desde seus elementos, classificações e uso no meio comercial.
2. TAXONOMIA E NOMENCLATURA De acordo com o Sistema de Classificação de Engler, a taxonomia de Podocarpus lambertii obedece à seguinte hierarquia:
Classe: Coniferopsida
Ordem: Coniferae
Família: