Pimunip
1° MODULO
CONTEXTUALIZAÇÃO DE GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS.
A Gestão de Pessoas situa-se num contexto representado por organizações e pessoas que interagem numa relação de dependência mútua, onde a organização possibilita às pessoas o atingimento de objetivos que seriam-lhe intangíveis caso a-tuassem individualmente e em contrapartida as pessoas formam a força motriz para as organizações atinjam seus objetivos e cumpram suas missões.
E como um bom GESTOR DE PESSOAS, deve saber que tem que saber tirar os mal costumes da empresa deixando só os bons, ou seja quebrar os paradigmas. Trazendo melhorias na competividade da organização, com uma boa atuação sem-pre focada nas estratégias da empresa, alinhando os objetivos da organização e do individuo pessoal com satisfação de ambos
2° MODULO
INTERAÇÃO HOMEM – TRABALHO.
A relação do homem com o trabalho:
É possível, hoje, com relativa facilidade, por meio de exames psicológicos, classificar as pessoas em função das suas aptidões, gostos, interesses e personali-dade. Colocando “cada macaco no seu galho”, como diz a gíria, consegue-se tornar o ser humano mais feliz e a organização mais produtiva. De outro lado, a promoção e o aperfeiçoamento do pessoal em exercício constituem excelente estímulo para todos que queiram progredir na vida.
Adaptação do homem ao homem:
O ambiente de trabalho deve ter confiança mútua e respeito humano. Sabe-se hoje que uma pessoa que faz uma coisa ciente da importância do seu trabalho e do seu respectivo valor, produz muito mais do que uma pessoa da qual se pede sim-plesmente obediência.
Adaptação do Trabalho ao homem:
O ambiente físico de trabalho, as maquinarias, as instalações em geral, têm de ser adaptadas ao homem. Sabe-se hoje, por exemplo, que a produção aumenta com paredes pintadas de cor verde ou amarela. A cor cinza ou escura, ao contrário, deprime e provoca diminuição do rendimento. A cor vermelha é mais