pimn-projeto integrado multidiciplinar
575 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTELO QUARTELAMENTO DA CIDADE DE RESENDE.
RELAÇÕES DE PODER DA AMAN COM A POPULAÇÃO LOCAL.
Volta Redonda, 2011
Marcos Iran Bezerra Pereira Junior
Artigo para a conclusão do curso de licenciatura em história. Elaborado pelo aluno Marcos Iran Pereira Junior, sob o a orientação do professor Luciano Mendes Cabral.
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as motivações da transferência da Academia Militar do Realengo para esta cidade, que buscava uma boa posição geoestratégica e que possibilitasse um melhor treinamento militar, condições materiais, unificação das armas e distanciamento dos cadetes dos grandes centros urbanos. Além disso, a dominação territorial e da mentalidade da população resendense tornou-se fundamental para não haver interferência na formação do oficial.
Palavra chave: AMAN, Território, dominação, geoestratégico.
1 A criação da cidade de Resende.
Em 1744, o bandeirante Simão da Cunha Gago recebeu licença para executar sua expedição de aprofundamento das terras cortando a Serra da Mantiqueira visando o Rio Paraíba do Sul. Saiu de Aiuruoca atravessando por onde hoje encontra-se a Garganta do Registro nas Agulhas Negras. E assim passando por Itamonte. Acabou por descobrir novas terras e a povoa-las mesmo já sendo habitadas pelos índios Purís. Batizou como Campo Alegre da Paraíba Nova e em apenas três anos rebatizou como Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, que algumas décadas seguintes tornara-se a cidade de Resende.
A atual cidade de Resende fundada, em 29 de setembro de 1801, pelo Vice-Rei Conde de Resende, que batizou a cidade com seu nome. Está localizada Na parte limítrofe do Estado do Rio de Janeiro, fazendo divisa com os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Esta região onde está localizada Resende, foi palco de grande importância para o Brasil desde o período imperial.
A cidade foi