PIMA e SAD
Parte I - APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE DECISÃO PARA A EMPRESA DIGITAL.
Parte II – PIMA -Plano integrado de Metas e Ações - PLANO DIRETOR – APO - REUNIÕES – RELATÓRIOS GERENCIAIS – PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO.
Aula 9
PARTE I
Sistemas de Apoio a Decisão.
SAD combina dados, ferramentas e modelos analíticos sofisticados e software amigável ao usuário em um único e poderoso sistema que pode apoiar na tomada de decisões estruturadas ou não-estruturadas. Há dois tipos de SAD: orientado por modelo e orientado por dados. Um SAD fornece resultados de analises baseadas em modelos e em dados que ajudam gerentes a elaborar e avaliar alternativas e monitorar o progresso da solução adotada. Um SAD pode dar apoio a decisões para gerenciamento de cadeias de suprimento e analise de clientes, bem como modelar cenário alternativos para os negócios.
Os SADs dirigidos a clientes e também a gerentes estão se tornando disponíveis na WEB. Uma categoria especial de SAD, denominado sistema de informações geográficas, pode analisar e exibir dados para planejamento e tomada de decisões utilizando mapas digitalizados.
Os componentes de um SAD.
São bancos de dados SAD, o sistema de software SAD e a interface de usuário.
O banco de dados é uma coletânea de dados correntes e histórico de uma serie de aplicações ou grupos, que podem ser usados para analise, os dados podem provir tanto de fontes internas como externas, incluindo sistemas integrados a WEB.
O software de sistemas SAD consiste em ferramentas OLAP ou analise multidimensional (dão apoio a requisições de informação muito mais complexa) e de mineração de dados ou modelos matemáticos e analíticos usados para analisar os dados contidos no banco de dados.
A interface permite que usuários interajam diretamente com as ferramentas de software SAD.
Aplicações de SAD e a empresa digital.
Pessoa que trabalham em grupo pode usar sistemas de apoio a decisões em grupo para chegar a