PIM V
Análise: Período Rococó – século XVIII (1730 -1789)
Local: Palácio de Versailles - França – Luis XVI
O filme conforme críticos do cinema retratam perfeitamente a época, principalmente na moda feminina, os vestidos compostos por corpetes decotados com muitos ornamentos e volumes nas saias obtidos através das armações.
Os cabelos com penteados e enchimentos para obter a proporção e o volume, enfeites, tudo marcado pelo exagero, o rococó é ligado aos penteados exagerados, saias de enormes volumes laterais e os decotes dos corpetes que se tornavam mais profundos, ornados sobre os ombros.
Rococó: O exagero na decoração.
Na decoração aparecem os motivos empregados do período Rococó: medalhões, frisos, colunas, pilastras, arquitraves, desenhos ornamentais de forma irregular, paredes pintadas em tons claros, pasteis e douramento.
O palácio apresenta as amplas aberturas, o “ estilo luz” como é conhecido o Rococó.
Arquitetura e Mobiliários conhecidos como Estilo de Luis XVI.
Simplicidade e elegância, harmonia entre as linhas retas e curvas.
O filme reflete o comportamento da elite francesa em Versailles, tanto na arquitetura como e também na manifestação ornamental e de adereços, objetos e mobiliários. Mostra uma decoração carregada, na teatralidade, nos detalhes, mas sem a dramaticidade pesada nem a religiosidade do barroco. O exagero em comemorar a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras, tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris.
A arquitetura rococó é marcada pela sensibilidade, percebida na distribuição dos ambientes interiores, destinados a valorizar um modo de vida individual e caprichoso. Essas manifestações aparecem durante o filme principalmente nas características que são exageradas na decoração carregada, tanto nas fachadas quanto nos interiores. As paredes são mais claras, com tons pastel, branco e guarnições douradas contornam janelas ovais, servindo para