Pim i
Quando o indivíduo ingressa na Empresa, ele leva consigo uma série de condutas, pensamentos e posturas que em muitas vezes divergem das ações da Empresa (Missão,Valores e Cultura), tornando estes um dos pontos para as diversidades dentro do ambiente de trabalho.
Entra em cena aspectos emocionais que acabam ocasionando o conflito e diversidade frente às metas que a empresa contrata com o profissional, nos relacionamentos com chefe/subordinado, e vice-versa, ou frente a posturas adotada pela Empresa que conflitam com a forma de pensar do indivíduo.
Quando o indivíduo entra em um processo de diversidade, são desencadeados alguns valores internos (dele) que emergem emocionalmente como princípios e atuam como agentes fornecedores de imputs, onde o indivíduo se apoia para apresentar idéias e discutir o assunto.
Geralmente as diversidades acontecem com maior intensidade nos relacionamentos internos, entre áreas, intra áreas e nos grupos de trabalho.
Tratar as diversidades no âmbito organizacional é difícil e em muitas vezes complicado, pois, o tratamento não é personalizado, e sim de acordo com o número de incidentes em uma mesma situação e que impactaram na motivação dos funcionários e principalmente nos resultados financeiros da Empresa.
São avaliados neste momento gerenciamento de pessoas, comunicação interna, relacionamento interpessoal, transparência e coerência nas ações.
Hoje a grande maioria das Empresas têm utilizado como ferramenta a Pesquisa de Clima para trabalhar estas questões e a partir deste mapeamento, traçar ações e planejar formas eficazes de fortalecer as relações, a comunicação, a gestão de processos e pessoas no ambiente de trabalho ocasionadas pela diversidade.
Administrando as emoções frente as diversidades
O "controle das emoções", visto por muito tempo como algo desejável pois o indivíduo devia "controlar-se" para não explodir, agora é considerado um requisito indispensável para o sucesso. O