pim vii
Consulting é uma empresa de consultoria localizada na capital de São Paulo que foi contratada pela Software Developer, para desenvolver um estudo abrangendo: análise de impacto, planejamento, desenvolvimento e implementação de melhorias nos processos de TI (tecnologia da informação) da empresa.
Cliente
A Software Developer é uma empresa de desenvolvimento de softwares para bancos, como: sistemas de consórcio, financiamento e empréstimos. Situada também na capital de São Paulo; detém a patente dos produtos que ela mesmo desenvolve.
Neste projeto, através da análise de impacto, serão destacados os pontos negativos da empresa e em seguida, será fornecida uma solução para o problema, bem como seu planejamento e desenvolvimento. Posteriormente, será demonstrada a implementação de melhorias na organização.
Sarbanes-Oxley
Nos sistemas desenvolvidos pela empresa, foram apontados mais necessidades a serem providas: - controle de criação, edição e versão dos documentos; gerenciamento dos documentos e controle dos períodos de retenção e distribuição; cadastramento dos riscos associados aos processos de negócios e armazenagem dos desenhos de processo;
Essas três necessidades nada mais são do que alguns dos requerimentos da lei Sarbanes-Oxley – uma lei promulgada pelo congresso americano para a regulamentação do mercado de capitais. A Sarbanes-Oxley ou SOX, como é popularmente conhecida, garante a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas que possuem ações na Bolsa de Nova Iorque. Foi criada após a ocorrência de escândalos financeiros corporativos. Esta lei criou formas de fiscalização e controle sobre os escritórios de contabilidade e auditoria, instituindo controles extremamente rígidos, sendo que as multas podem variar de 1 milhão a 5 milhões de dólares e penas de reclusão entre 10 e 20 anos para os CEOs (Chief Executive Officer) e CFOs (Chief Finance Officer) das empresas.
Apesar da Software