Pim gestao organizacional
Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades (psicológica, emocional, cognitiva, física, etc…) devem ser respeitadas. A sociedade demorou a entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em determinadas idades.
Educação infantil pode ser mais importante do que o curso superior. Pois é quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não). A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”. “É o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança!”.
O período se resume em estar com os outros. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco, como eu corro, como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, “Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter”.
“Escola infantil não vive de improviso e não é um parque de diversões”.
Marcelo