Pim Estetica
O único sistema anatômico do corpo, cujos órgãos não estão estruturalmente conectados é o sistema endócrino. Cada órgão endócrino tem um desenvolvimento separado e independente, estes órgãos são isolados um dos outros e estão distribuídos pelo corpo. O sistema endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
A maior parte das funções metabólicas do corpo, bem como a velocidade e intensidade das reações químicas celulares, as concentrações de glicose, gorduras e aminoácidos nos líquidos corporais, bem como a síntese de novas substâncias necessitadas pelas células são controlada pelo sistema endócrino. Junto com sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. ( Kent M. Van de Graaff, 2003)
Através de impulsos nervosos que dão inicio a liberação de moléculas neurotransmissoras o sistema nervoso controla a hemeostase, o resultado é a excitação ou inibição de outros neurônios, fibras musculares ou células glandulares. Em contraste o sistema endócrino libera sua moléculas mensageiras, chamadas homônios, na corrente sanguínea. Enquanto alguns hormônios podem agir em segundos outros podem levar várias horas ou mais para produzir resposta. Geralmente os efeitos da ativação do sistema nervoso é mais breves que o sistema endócrino. (Gerard J. Tortora, 2000)
Fonte: http://www.todamateria.com.br/sistema-endocrino/
Classificação das Glândulas:
O corpo contém dois tipos de glândulas: exócrinas e endócrinas. Quando as substâncias produzidas por uma glândula são lançadas para seu exterior por meio de canais (ductos), são chamadas glândulas exócrinas: glândula salivares, sudoríferas, lacrimais e sebáceas. Quando as glândulas não possuem canais excretores e lançam suas secreções (hormônios) diretamente no sangue são chamadas de glândulas endócrinas. Como podemos ver na figura, o hipotálamo (1),