Pim 4
Assim sendo, um dos caminhos mais desafiadores com relação à logística das empresas é a área de armazenagem, a qual se deve ambientar de forma a obedecer à dinamicidade do mercado atual, o aumento das demandas dos clientes e as exigências de maior desempenho do armazém (BANZATO et al., 2003).
2.3. Métodos de organização do trabalho de picking
Segundo Rodrigues (1999), a atividade de picking refere-se à coleta do mix de produtos em suas quantidades corretas da área de armazenagem, tendo como objetivo final satisfazer asnecessidades do consumidor. Portanto, ainda segundo Rodrigues (1999), a atividade de picking se tornou crucial para o bom desenvolvimento da empresa, sendo que a organização do processo de separação de pedidos, planejamento da quantidade de operadores por pedido, estabelecimento de números diferentes de produtos pegos em cada coleta e a definição dos períodos para agendamento ou agrupamento de pedidos durante um turno se tornaram as ferramentas-chave para a definição da estratégia para desenvolvimento desta atividade na organização. Logo abaixo segue a figura 2Logo abaixo segue a figura 2 que representa o fluxo da atividade de picking de modo a ilustrar os setores de participação da mesma.
Figura 2 – Fluxo da atividade de picking
Expedição
A expedição é a última etapa a ser realizada no CD. Consiste basicamente na verificação e no carregamento dos produtos nos veículos, podendo envolver algumas atividades como: conferência do pedido, preparação dos documentos de expedição e pesagem da carga para determinaçãodo custo de transporte. Para Calazans (2001), alguns