PIM 2 Semestre Estat Stica Aplicada
1123 palavras
5 páginas
Estatística AplicadaEstatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado estudo, a partir de uma amostragem.
Estatística é também uma espécie de álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas. Benjamin Disraeli, político britânico do século 19, dizia que há "mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas".
A probabilidade vem da necessidade de em certas situações, prevermos a possibilidade de ocorrência de determinados eventos incertos ou conhecidos.
Conceitos de Probabilidade
Há dois conceitos relacionados à probabilidade:
1- Probabilidade aleatória: Representa uma série de eventos cuja ocorrência é definida por alguns fenômenos físicos aleatórios. Este conceito pode ser dividido em fenômenos físicos que são previsíveis e fenômenos que são imprevisíveis.
Exemplo para o primeiro tipo é uma roleta e um exemplo para o segundo tipo é clima.
2- Probabilidade Bayesiana: Representa uma associação de probabilidade a qualquer grau de crença ou incerteza sobre uma quantidade aleatória, evento ou hipótese.
Exemplo é no lançamento de uma moeda.
Além da probabilidade, para entender como são feitos os cálculos, também é importante ter algumas noções básicas de estatística: Média, Desvio Padrão e Variância.
Média
Na estatística a média é o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. Pode ser considerado o ponto de equilíbrio das frequências.
Média é um valor significativo de uma lista de valores. Se todos os números da lista são os mesmos, então este número será a média dos valores. Caso contrário, um modo simples de representar os números da lista é escolher de forma aleatória algum número da lista.
Contudo, a média é calculada através da combinação de valores de um conjunto de um modo específico e gerando um valor, a média do conjunto.
Desvio Padrão
O desvio padrão é uma medida de dispersão dos eventos dentro de