Pim 1º. semestre
Todos nós sabemos das necessidades e estrutura de uma empresa, mas nem sempre temos a oportunidade de estudar e enumerar seus principais tópicos, mesmo porque, dependendo do tipo e/ou segmento de mercado, certas companhias terão sua particularidade e foco específico em busca de crescimento ou até mesmo pela sua própria permanência no mercado. Tendo como principal objetivo obter conhecimento real e verificar na prática os conceitos e orientações didáticas adquiridas em sala de aula, foi desenvolvida a pesquisa em questão sob as práticas de gestão, desde sua composição de organização à aplicação de conceitos matemáticos. A ECT é uma empresa estatal do Brasil de capital fechado atuante no grupo das empresas que são independentes do Setor Produtivo Estatal (SPE), ou seja, mantém a capacidade de financiar suas atividades de forma que não necessita receber recursos da União para a cobertura de suas despesas e custos em geral.
Criada em 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, mediante a transformação da Autarquia Federal, que era então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), sua principal função é explorar as atividades de serviços postais mantendo-se líder de mercado com larga vantagem sob seus concorrentes. Muito disto, em função do benefício jurídico outorgado em unanimidade na distribuição de cartas e telegramas em geral.
Nasceu mediante uma mudança que não representou apenas uma troca de sigla, mas uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais confiável e eficiente e assim consolidando uma marca reconhecida por muitos, como patrimônio nacional.
ECT – EMPRESA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS
“CORREIOS”
1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1.1.