pim 1 semestre
Nos últimos anos, o papel da Automação Industrial vem sendo modificado fortemente na medida em que novos problemas surgem cada vez mais complexos. Os componentes de um sistema de automação evoluíram constantemente com os anos, desde os primeiros sistemas baseados em controle automático mecanizado, até os sistemas baseados nas tecnologias atuais como a microeletrônica.
O campo de atuação da automação foi expandido, rompendo os limites do ambiente de chão de fábrica, na medida em que novos tipos de processos foram surgindo. Com o crescente avanço da tecnologia, e a atual necessidade de informação em todos os campos, sistemas de automação modernos passam de simples automações de processos e equipamentos para automação de negócios, lidando com grandes quantidades de informação relevante. Questões como confiabilidade e segurança são fundamentais nesse sentido, e constituem um dos muitos desafios enfrentados pela automação moderna.
A área de automação industrial está sendo repensada em função do grande desenvolvimento experimentado pelas técnicas digitais. No contexto industrial, há algumas décadas os problemas de automação são cada vez mais importantes. O assunto é diversificado, pois abrange desde tópicos relativos à arquitetura de hardware e software, programação de controladores lógicos programáveis, controle de malhas contínuas até o gerenciamento estratégico de uma empresa, passando pela supervisão dos processos industriais e pela logística da produção.
JUSTIFICATIVA
O controle e automação das atividades industriais é um dos principais requisitos para odesenvolvimento econômico do país e para uma participação mais eficiente no sistemaprodutivo. A automação utiliza ferramentas lógicas e eletrônicas para controlar de formaautônoma e automática um sistema composto de componentes eletrônicos interligados viasoftware embarcado. Automatizar um processo é trazer inúmeros benefícios a sua produção.
Um