Pilhas e Baterias
Introdução:
Neste trabalho iremos abordar os seguintes temas: “pilhas e baterias”, “corrosão de metais” e “proteção contra corrosão”.
Pilhas e Baterias:
Pilha é uma mini-usina portatil que tranforma energia química em energia elétrica. Atua como uma bomba de eletrons, removendo-os de um polo positivo (ânodo) e empurrando-os para um polo negativo (cátodo). A reação química que consome/libera eletrons no interior da célula, é denominado reação de oxi-redução. Enquanto está ocorrendo a reação, há um fluxo constante de ions através de uma substancia liquida ou pastosa (eletrólito), com obtenção de energia elétrica. Bateria é um conjunto de pilhas interligadas convenientemente, dispostas em série ou em paralelo, para produzir a voltagem desejada.
Corrosão de metais:
Corrosão é uma tranformação que um metal sofre por meio de processos eletroquímicos em reação de óxido-redução. A corrosão provoca danos em estruturas de edifícios, pontes, navios, carros, turbinas, bombas e outros produzidos por metais.
O ferro por exemplo, oxida-se facilmente quando fica exposto ao ar humido. As reações envolvidas são:
Oxidação do ferro (ânodo)
Fe(S) Fe2+ + 2e-
Redução de oxigenio (cátodo)
O2 + 2H2O + 4e- 4 oH-
A adoção de uma ou mais formas de proteção contra corrosão dos metais deve levar em conta aspectos tecnicos e econômicos. Para estruturas de grande porte, que exige uma resistência mecânica, o metal é um requisito importante, op alumínio e suas ligas nem sempre podem ser utilizadas, sendo os aços inoxidaveis os mais indicados.
Proteção contra corrosão:
Uma das melhores formas de proteger do enferrujamento é aplicando uma camada protetora de tinta “zarcão” (Pb3 O4) ou outras tintas a base de polímero. Pode-se também revestir de estanho, comoé o caso da folha de flanders usada em enlatados, ela pode ser recoberta por uma