Pilates para gestante
A gravidez ocorre após a fecundação do óvulo da mulher com o espermatozoide do homem, gerando então um embrião. O período de gravidez normalmente dura cerca de 39 semanas que corresponde a 9 meses. Durante a gravidez a mulher sofre várias alterações como: hormonais, psicológicas e principalmente físicas.
Então, as mudanças da gravidez são, principalmente, o resultado da interação de quatro fatores: as mudanças hormonalmente mediadas no colágeno e no músculo involuntário; o aumento do volume total de sangue com fluxo aumentado de sangue para útero e rins; o crescimento do feto que leva a ampliação e deslocamento do útero; e por último o aumento do peso corporal e mudanças adaptáveis no centro de gravidade e postura (POLDEN; MANTLE, 2000).
Patologias da mulher grávida
A dor nas costas é comum durante a gravidez, ocorrendo entre 48 e 56% das gestações; geralmente ocorre entre o quinto e sétimo mês (PICADA, 2005).
No terceiro trimestre há uma maior retenção de água, que pode resultar em edema dos tornozelos e pés, reduzindo a extensão da articulação (POLDEN; MANTLE, 2000; SOUZA, 1999).
http://www.efdeportes.com/efd141/alteracoes-osteomusculares-durante-a-gravidez.htm
O Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) recomenda exercícios de baixa intensidade, com frequência média de três vezes por semana, pois as gestantes devem manter o consumo de oxigênio entre 50% e 60% do volume de oxigênio (VO2) máximo, com frequência cardíaca entre 120 e 140 bpm. http://nataliacostta.blogspot.com/2011/02/gestantes-devem-fazer-exercicio-durante.html Ocorre um aumento na taxa de metabolismo basal de 1.300 Kcal/dia (consumo pré-gestação) para 1.700 Kcal/dia.
O gasto energético com atividades diárias varia entre 2.700 Kcal a 3.000Kcal, valores observados ao final da gestação.
http://www.cristina.prof.ufsc.br/v2/
De acordo com Almeida e Alves (2009) durante a gestação todas as funções metabólicas da grávida sofrem um significativo