Pigmento respiratorios
- tem cor verde quando oxigenada
- é uma hemoglobina com substituição de um radical vinil por um formil do grupo heme
- encontrado na hemolinfa de 4 famílias de poliquetos
(Sabellidae, Serpulidae, Chlorhaemidae, Ampharetidae).
O clorocruorina é um hemoprotein transportadora de oxigênio de muitos anelídeos , e destaca-se porque é de cor verde quando desoxigenada (em contraste com o vermelho profundo de hemoglobina ), mas é vermelho brilhante, quando ela contém oxigênio. Sua estrutura é muito semelhante ao de eritrocruorina (que também é muito parecido com múltiplas subunidades de mioglobina ) e contém muitas subunidades semelhante ao mioglobina 16-17kDa montados em um complexo gigante de mais de uma centena de subunidades de proteínas interligadas de um peso total de mais de 3.600kDa. Devido à sua estrutura de macromoléculas gigante, flutuando livremente no clorocruorina sangue . A única diferença significativa entre os clorocruorina e eritrocruorina é que o primeiro tem uma estrutura do heme normal. clorocruorina (clo-ro-cru-o-ri-na) sf (cloro+cruorina) Biol Pigmento respiratório verde, ferroso, relacionado quimicamente à hemoglobina e encontrado no sangue de certos vermes poliquetas marinhos.
Hemeritrina
- cor rosa ou vermelho-escuro quando oxigenada, e incolor quando não ligada ao O2
- não possui grupo heme: dois átomos de ferro que se ligam ao O2 estão conectados a cadeias de aminoácidos
- encontrada geralmente dentro de células nos sipuncúlidos, priapúlidos, braquiópodos e em uma família de poliquetos (Magelonidae)
- alguns também possuem uma variação deste pigmento nos músculos (miohemeritrina)
.
hemocianina
Em zoologia, chama-se hemocianina a proteína do sangue de muitos artrópodes (crustáceos e aracnídeos) e moluscos que serve para as trocas gasosas na respiração. O sangue com este pigmento é normalmente designado hemolinfa. Uma das diferenças da hemoglobina dos vertebrados para a hemocianina é o fato de esta ser um