Pierre Charles Alexandre Louis
Em 1825 um médico francês, Pierre Charles Alexandre Louis, introduziu o que ele chamou de "numérique méthode" expressão máxima do método analítico sensualista. Segundo ele, "era necessário" foi essencial para trazer quantificação para a medicina. Com este método seria possível apreciar o valor dos sintomas, a evolução e duração da doença, atribuir um grau de gravidade, ou seja, a sua frequência relativa, etc. Para Louis seu método também poderia avaliar a eficácia dos tratamentos.
Louis nasceu em 14 de abril de 1787, em Ai sur Marne, na província de Champagne. Seu pai era um comerciante de vinho próspero. Após a Revolução parece que Louis estava indo para inclinar o estudo do direito, mas finalmente optou por medicina. Começou e terminou em Reims, em Paris, onde se graduou em 1813.
Sem ter garantido o futuro decidiu acompanhar a família de um amigo, o conde de Saint-Priest, St. Petersburg, Rússia. Obteve permissão para fazer exercício e durante sete anos, ele estava viajando com a contagem. Em 1816, ele estabeleceu uma consulta em Odessa, que foi muito bem sucedida e passou a receber um título de czar. No entanto, em 1820 ele era impotente contra uma epidemia de difteria e voltou para Paris, a fim de prosseguir os seus estudos.
Durante sete anos, ele dedicou-se a recolha de milhares de casos clínicos e autópsia no serviço de François Chomel (1788-1859) da Charité . Lembre-se que Chomel foi o sucessor de Laennec no centro como um professor de medicina clínica. Este foi caracterizado por manter uma atitude cépticos em relação aos sistemas. Para Louis a arte da medicina estava na observação.
Em 1812, o físico e matemático Pierre-Simon Laplace (1749-1827) publicou Théorie analytique des probabilités , colocando-o entre os fundadores da teoria da probabilidade. Ele aplicada ao estudo dos fenômenos naturais e chegou a ter grande influência nos anos vinte do século XIX. Além disso, estatísticas e, em seguida, teve tradição em