Piero Della Francesca
Logo no início do vídeo, mostra pinturas que Piero fez para sua cidade natal, Borgo San Sepolcro, como “A Virgem da Misericórdia”, “A ressurreição”, “O Batismo de Cristo”, e uma pintura que ele fez para uma cidade vizinha, “A Madonna do Parto”.
Também no início mostra algumas técnicas e temáticas inovadoras, e palheta de cores usadas para ricas gama de tons.
Está presente na pintura, Pilatos, procurador da Judéia, que interroga Jesus no pretório, local onde é julgado representado quase sempre por um espaço aberto e ornamentado. Outros pintores, como Pietro Lorenzetti enchem o pretório e seus arredores com pessoas, outros preferem deixar-lo vazio, e se concentra na flagelação.
Podemos encontrar na “A Flagelação” diversas analogias a construções projetadas por Lon Battista Alberti, amigo de Piero, e outros elementos de arquitetura. Mas tudo é ressonante com o quadro, e ainda sendo provável que os arquitetos tenham se inspirado nos quadros de Piero. Visto que, Piero pode desfrutar de um grande prestígio, tanto de pintor quanto de matemático.
“A Flagelação” apresenta pontos comuns com outras pinturas de Piero e/ou seus contemporâneos. Como estátua na coluna do Cristo, um deus pagão que poderia representar o sol; a posições das mãos, boca, olhos e pernas dos integrantes dos quadros e também a semelhança de alguns deles com anjos, pessoas que já existiram na