Piconoteca

410 palavras 2 páginas
Estação Pinacoteca
O prédio onde funcionou, por mais de meio século, o Dops (Departamento Estadual de Ordem e Política Social), no centro de São Paulo, recebeu o nome de Estação Pinacoteca. O antigo prédio, inaugurado em 1914, e projetado por Ramos de Azevedo para servir de armazém da Cia. Sorocabana, foi totalmente restaurado de acordo com projeto do arquiteto Haron Cohen.
Hoje, o espaço de 8 mil m2, apresenta condições técnicas ideais para as atividades museológicas que realiza. Um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nemirovsky permitiu a instalação da entidade na Estação Pinacoteca e a exibição de sua Coleção, um dos mais importantes acervos de arte moderna do País.
A Estação Pinacoteca oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, assim denominado em homenagem ao casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. O Gabinete conta com dois espaços expositivos, um ateliê de impressão, para desenvolvimento de projetos de artistas e oferece consulta pública ao acervo de 2000 gravuras pertencentes ao museu.
O espaço abriga, ainda, um centro de memória para a preservação e pesquisa da história da própria Pinacoteca e a Biblioteca Walter Wey. O local onde ficavam confinados os presos no antigo prédio do DOPS deu lugar ao Memorial da Resistência, que conta com quatro celas e um totem multimídia, onde o público tem acesso ao acervo de fichas e prontuários de pessoas que passaram por lá, como Monteiro Lobato e Mário Covas, ou tiveram seu nome registrado na época da ditadura, como o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ator Paulo Autran. Esse espaço está hoje sob responsabilidade do Arquivo do Estado de São Paulo. Consolidando também o papel educativo desempenhado pelo Museu, são desenvolvidas na Estação Pinacoteca atividades de capacitação de professores.

Conclusão

É um lugar onde os professores podem trabalhar com

Relacionados