Picasso
Informações do autor:
Pablo Picasso nasceu em Málaga a 25de Outubro de 1881 e faleceu em Mougins na França a 8 de Abril de 1973. O seu movimento estético é o Cubismo. Morreu com 91 anos.
Cubismo: O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objecto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Informações da pintura: Foi em 1937
Fundamento da pintura: A ideia de luta que se expressa na materialidade de Guernica realçando dois elementos contraditórios e antagónicos: vida e morte. A ideia de sofrimento humano.
Antagonismo: Estado de oposição, velada ou declarada, entre duas pessoas, duas nações ou duas ideias. A Rivalidade e a Hostilidade são palavras-chave neste caso.
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola.
A pintura-mural tem um formato de 7,8 X 3,5 metros, dando uma área de 27 metros quadrados.
O nome do quadro vem da cidade basca onde foi o bombardeio.
Guernica: símbolo do conflito antagónico Vida/Morte caracterizado pelo cromatismo contrastado que estabelece sistemas binários de oposição: branco e preto, vida e morte, bem e mal, deus e demónio, vitória e derrota, racional e irracional e caos e ordem.
Touro: fortaleza, verticalidade, orgulho, símbolo mítico do homem touro=minotauro. Aliás, símbolo do próprio artista. O touro é símbolo totem do telúrio, da península ibérica. Metáfora do instinto animal, da energia e da vida. Em termos junguianos representa o inconsciente, irracional a libido. Diversos autores vêm neste touro uma imagem simbólica e metafórica do povo espanhol.
Pomba: metáfora da paz.
Cavalo: metáfora do instinto animal, do telúrico, da vida, do tempo. Em termos junguianos aparece como um componente animal do homem, o inconsciente, a libido, do fogo/luz. Autores