pibid
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
FICHA DE LEITURA
SANTANA DO IPANEMA- AL
2014
SAVIANE, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. Abr 2009, vol. 14, p.143- 155.
OBJETO DE ESTUDO APRESENTADO NO TEXTO
O texto destaca os acontecimentos históricos relacionados à docência, discutindo-se a formação de professores no Brasil.
PRINCIPAIS CONCEITOS
“[...] a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de escolas normais como instituições encarregadas de preparar professores.” (p.143)
“Visando à preparação de professores para as escolas primárias, as Escolas Normais preconizavam uma formação específica. Logo, deveriam guiar-se pelas coordenadas pedagógico-didáticas.” (p.144)
PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO AUTOR
Resalta que não é só preciso o professor ter uma boa formação, mas terem melhores condições de trabalho, em salários melhores, ambientes em boas condições, dando assim estímulos aos docentes. Tratar a educação como prioridade e disponibilizando mais investimento, por que assim estaria mudando também áreas como saúde, segurança, desemprego etc.
COMENTÁRIOS PESSOAIS
A educação tem que buscar uma continuidade no ensino, para que aconteçam mudanças, não apenas pensando no hoje e sim buscando objetivos futuros para uma mudança real no quis diz respeito à educação no Brasil, dando uma máxima prioridade a educação por que só assim vai acontecer uma melhora em todos os aspectos do país.