pib - a sacanagem do bagulho
Existem dois tipos de PIB, o PIB nominal e o PIB real.
. PIB nominal (ou PIB em reais correntes): O PIB nominal no ano “Y” é a soma das quantidades de bens e serviços finais produzidos no ano “Y” multiplicada pelos seus preços correntes (quando não é descontada a inflação).
. PIB real (a preços constantes de determinado ano): O PIB real no ano “Y” é a soma das quantidades de bens e serviços produzidos no ano “Y” multiplicada pelos preços destes mesmos bens e serviços em um ano “Z”. Este ano “Z” é determinado ano-base. Os economistas usam mais o PIB real, pois o mesmo elimina os efeitos da variação de preço na mensuração da produção.
O crescimento do PIB real no ano “Y” em relação ao ano “Y-1” é calculado por:
Expansões: Períodos de crescimento positivo do PIB.
Recessão: Períodos de 2 trimestres ou mais consecutivos de crescimento negativo do PIB.
Existem 3 óticas para mensurar o valor do PIB: A ótica do gasto; A ótica da renda; A ótica do produto.
. Ótica da produção: PIB corresponde à soma dos valores agregados líquidos, ou seja, o valor da produção dos bens e serviços descontados os insumos intermediários utilizados para determinado fim dos setores primários, secundários e terciários da economia, mais os impostos indiretos (imposto sobre vendas), mais a depreciação do capital, menos os subsídios governamentais.
. Ótica da renda: PIB é calculado a partir das remunerações pagas dentro do país, sobre a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os